![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjpYRhqzMqbM-I3vRuPgggdY0juJDzyHZYGlH3nNmLdPN3k7hDnCsN9u9VUU_JgmiwA38gkllJYrLERtC62hOvvJLCa6rox5mIUlELT5tKVaybIxR-0UbBzt512bFiUYnYLEXlxISjgUXo/s280/Scan0379.jpg)
É-nos dito que a sua língua e costumes eram semelhantes aos dos Suevos.
Nota Tácito, entre outras características dos Búrios, a sua independência, o seu espírito guerreiro e o gosto de cavalgar no "burricus", não tão elegante como o cavalo romano, mas muito mais adaptado à rudeza das montanhas. Desse "burricus" nos ficou até hoje o nosso garrano e, com certeza, a paixão de cavalgar da nossa gente, por montes e vales, feiras e romarias.
Um pequeno contigente dos Búrios acompanhou os Suevos na sua invasão da Península Ibérica e estabelecimento na Gallaecia (norte de Portugal e Galiza) no século V. Ter-se-ão estabelecido na região entre os rios Cávado e Homem, na zona conhecida como Terras de Bouro (Terras dos Búrios).
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiHCYg1LzjUXb5DlhB6QNH_wuuqOcWkwRG447A42IXlDJDXT82jfqcRZ4mIAww4ug-SJape4gpno-nofN6BDbYFGVji4zHj0Q7sfeIF7lyY-Smf33QjVruYWmc3KaJt7ap56STfsgn9-FY/s280/Reino_suevo_entre_V_a_VI.png)
Eles ocuparam todo o Vale do Homem, esta terra era deles, aqui ninguém mais podia entrar, eles eram guerreiros muito ferozes e ai nas portelas dos montes defendiam a sua terra, a terra era deles, ninguém mais entrava.
Para eles era muito importante defender a própria terra, e eles tinham o hábito de defender em fortalezas, em muralhas, em trincheiras, a sua terra.
Fontes: Wikipédia / Rádio e Televisão Portugal e mestrado-museologia.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário