![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiwJNkRhutgm2hktMYIIOUZOYZd7EO2WYgW2Lnfqz-6t-Npq7NwNIx8uNrSSAaHicarRjm8Ku2o_nxCMECp089KUKqLbeDqOr4YF7p1MmeoVS7Nl6jfz3yc3VYLouU1mELdUPjl2UWxpMc/s400/Rendi%C3%A7%C3%A3o+de+Ariovisto+ante+C%C3%A9sar.jpg)
Em 75 a.C, os germanos chegam aos arredores de Moguntiacum sob o comando de Ariovisto, onde eles atravessam o rio Reno em direção da Gália. Em 61 a.C., ouvindo o apelo dos aliados sequanos, os suevos passam o Reno e infligem uma dura derrota aos eduenos (representantes do "partidários pró-romanos" na Gália independente) sem que Roma venha lhes prestar ajuda. Ariovisto decide então estabelecer seus 120 mil homens em um terço do território de seus aliados sequanos (entre as atuais Alsácia e Franche-Comté), decisão imposta pela força na batalha de Admagetobriga (hoje La-Moigte-de-Broie, perto de Pontarlier).
Tentando controlar sua fronteira setentrional bastante vulnerável, Roma saúda Ariovisto em 59 a.C., dando-lhe o título de "rei e amigo do povo romano".
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiZR2rgjXIzqpf1xl1VHcbaPLYYNJiXQH2DvDh3s3LLIqtN9Iv7l9CbOXRzoBOpTPqkMTf7NGBB9rmYsQs2oZ9_OOnJeeQaiOL4A9jwkDZf6x6qiait2q3poONq0iYc81gazTUUA9yiCTk/s280/Imp%C3%A9rio+Suevo+de+Ariovisto.jpg)
Segundo Guillon, historiador da Universidade de Provença, em Marselha, no século 1 a.C., o conquistador mais temido na Gália não se chamava Júlio César. Era Ariovisto, o rei dos suevos. “No norte, seu poder chegou a ponto de ser uma ameaça à influência de Roma na região”, afirma Guillon.
Julio César entrou em ação a pedido dos sequanos para neutralizar Ariovisto que assolava a região. Seu objetivo era impedir por meio militar que o líder suevo implantasse, como era o intento dele, uma Gália Germânica na parte setentrional da França atual.
Os suevos foram derrotados perto de Besançon, na Alta Alsácia. Vencido e ferido, Ariovisto consegue se retirar para além do Rio Reno graças a uma artimanha (descrita como de baixo nível pelos romanos) feita em Cernay.
Fontes: Wikipédia / Aventuras na História / Educaterra / Satrapa
Olá, achei interessante o que Gilon fala sobre Ariovisto, gostaria de saber se há algum artigo em que ele trate sobre isso para poder desenvolver melhor sobre um artigo que estou desenvolvendo. Grato.
ResponderExcluir