![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiwJNkRhutgm2hktMYIIOUZOYZd7EO2WYgW2Lnfqz-6t-Npq7NwNIx8uNrSSAaHicarRjm8Ku2o_nxCMECp089KUKqLbeDqOr4YF7p1MmeoVS7Nl6jfz3yc3VYLouU1mELdUPjl2UWxpMc/s400/Rendi%C3%A7%C3%A3o+de+Ariovisto+ante+C%C3%A9sar.jpg)
Em 75 a.C, os germanos chegam aos arredores de Moguntiacum sob o comando de Ariovisto, onde eles atravessam o rio Reno em direção da Gália. Em 61 a.C., ouvindo o apelo dos aliados sequanos, os suevos passam o Reno e infligem uma dura derrota aos eduenos (representantes do "partidários pró-romanos" na Gália independente) sem que Roma venha lhes prestar ajuda. Ariovisto decide então estabelecer seus 120 mil homens em um terço do território de seus aliados sequanos (entre as atuais Alsácia e Franche-Comté), decisão imposta pela força na batalha de Admagetobriga (hoje La-Moigte-de-Broie, perto de Pontarlier).
Tentando controlar sua fronteira setentrional bastante vulnerável, Roma saúda Ariovisto em 59 a.C., dando-lhe o título de "rei e amigo do povo romano".
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiZR2rgjXIzqpf1xl1VHcbaPLYYNJiXQH2DvDh3s3LLIqtN9Iv7l9CbOXRzoBOpTPqkMTf7NGBB9rmYsQs2oZ9_OOnJeeQaiOL4A9jwkDZf6x6qiait2q3poONq0iYc81gazTUUA9yiCTk/s400/Imp%C3%A9rio+Suevo+de+Ariovisto.jpg)
Segundo Guillon, historiador da Universidade de Provença, em Marselha, no século 1 a.C., o conquistador mais temido na Gália não se chamava Júlio César. Era Ariovisto, o rei dos suevos. “No norte, seu poder chegou a ponto de ser uma ameaça à influência de Roma na região”, afirma Guillon.
Julio César entrou em ação a pedido dos sequanos para neutralizar Ariovisto que assolava a região. Seu objetivo era impedir por meio militar que o líder suevo implantasse, como era o intento dele, uma Gália Germânica na parte setentrional da França atual.
Os suevos foram derrotados perto de Besançon, na Alta Alsácia. Vencido e ferido, Ariovisto consegue se retirar para além do Rio Reno graças a uma artimanha (descrita como de baixo nível pelos romanos) feita em Cernay.
Fontes: Wikipédia / Aventuras na História / Educaterra / Satrapa
Um comentário:
Olá, achei interessante o que Gilon fala sobre Ariovisto, gostaria de saber se há algum artigo em que ele trate sobre isso para poder desenvolver melhor sobre um artigo que estou desenvolvendo. Grato.
Postar um comentário