quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Germanos e Romanos

Ao invadirem os territórios do Império Romano do Ocidente, os povos germânicos entraram em contato com a cultura e as tradições romanas


Batismo em Reims de Clóvis I, rei dos francos;
A conversão de Clóvis ao cristianismo, a religião da
maioria dos seus súditos, fortaleceu os laços entre seus
súditos romanos e os conquistadores germânicos.

Durante várias gerações, esses dois povos viveram juntos, mas sempre mantendo suas diferenças. Por exemplo, os casamentos mistos eram pouco freqüentes, pois as respectivas leis não os reconheciam. As normas eram distintas: havia o direito romano e também as leis dos diferentes povos germânicos, conforme suas tradições. Tinham também religiões diferentes. Com o tempo, e sobretudo a partir do século IV, os dois povos foram se fundindo, dando lugar a uma nova cultura.

Os costumes dos germanos

Esses povos moravam em cabanas, dedicando-se à guerra e à agricultura. Viviam em famílias. Os homens tinham uma só mulher. Quando uma pessoa era ofendida por outra, permitia-se a vingança. O ofendido e seus familiares atacavam o ofensor e seus parentes. Formavam grupos de guerreiros ligados ao chefe militar por um juramento de fidelidade, o Comitatus (companheirismo, em latim).

A ruralização da sociedade

Com a queda do Império Romano do Ocidente, as cidades e o comércio perderam sua importância. A agricultura e a criação de gado tornaram-se as atividades básicas da economia. A posse de terras era a única fonte de riqueza. Cada comunidade vivia dos seus cultivos e seus animais, o que repercutia na cultura. Assim, essa sociedade rural era bem diferente da sociedade urbana que fora criada por Roma, já que as riquezas do campo passaram a substituir as da cidade.

.:: klick Educação


Leia também!

► As influências germânicas e
romanas no Ocidente Medieval


► Tradições poderosas
de povos guerreiros


► A »Cortina de Ferro«
da Antiguidade


► A conversão religiosa
dos germanos

Nenhum comentário: