segunda-feira, 8 de março de 2010

Gunther

Gunther (Gundahar, Gundahari, latim Gundaharius ou Gundicharius, Inglês Arcaico Gūðhere, Old Norse Gunnarr, anglicised como Gunnar) é o nome alemão de um semi-rei lendário de Borgonha, do começo do século 5.





Informações históricas

Em 406 os alanos, vândalos, os suevos e possivelmente os burgúndios atravessaram o Reno e invadiu a Gália. Em 411, o rei burgúndio Gundahar instalou um imperador fantoche no Império Romano, Jovino, em cooperação com Goar, rei dos alanos. Com a autoridade do imperador gaulês que ele controlava, Gundahar assente na esquerda ou ocidental (Roman ie) margem do Reno, entre os rios Lauter e Nahe, apoderando-se Worms, Speyer, e Estrasburgo. Com a autoridade do imperador gaulês que ele controlava, Gundahar se estabeleceu na margem (romana) esquerda do Rio Reno, entre os rios Lauter e Nahe, apoderando-se de Worms, Speier e Estrasburgo. Aparentemente como parte de uma trégua, o imperador Flávio Augusto Honório, mais tarde concedeu a eles as terras.

Apesar do seu novo status de foederati, as incursões burgúndias na Gallia Belgica se tornaram intoleráveis e foram brutalmente encerradas em 436, quando o general romano Flávio Aécio convocou mercenários hunos que subjugaram o reino do Rio Reno (que tinha sua capital no antigo assentamento celta romano de Borbetomagus/Worms) em 437. Gundahar foi morto em combate, de acordo com o que foi relatado pela maioria das tribos burgúndias. A destruição de Worms e do reino burgúndio pelos hunos se tornou o assunto de lendas heróicas que foram mais tarde incorporadas no Nibelungenlied.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário: