terça-feira, 16 de março de 2010

Chrocus

Chrocus ou Croc, Krokus, Crochus ou Croscus foi um líder dos alamanos de 260-306 D.C..

Em 260, ele liderou uma revolta dos alamanos contra o Império Romano, atravessando o limes germânico e avançando sobre Clermont e, possivelmente, sobre Ravenna, e possivelmente estava presente na conquista Alamana da vila franca de Mende.


As hordas de "bárbaros" de Chrocus
durante o saque de Languedoc
(Burning Portùs Ferdinand, século XIX).

De acordo com Gregório de Tours em História 'dos Francos, Chrocus foi um famoso rei do seu tempo, e foi responsável por uma grande quantidade de destruição em toda a Gália, principalmente de todos os templos antigos localizados na Gália. Um dos templos que ele supostamente derrubou foi chamado o Galatae Vasso, uma estrutura maravilhosa que ficava em Clermont. Há muitas lendas sobre a vida de Chrocus e alguns que morreu em 260, outros ainda falam que ele viveu em 403.

Em muitos registros o descrevem como o rei dos Alamanos ou vândalos, que com a ajuda de suas tropas, Constantine I foi proclamado imperador. Em 306, Chrocus estava presente como um general romano em serviço com a morte de Constâncio Cloro em York, Britannia, quando Constantine I foi declarado o novo imperador romano.

Fonte: Wikipédia
Tradução e Edição: Valter Pitta

Nenhum comentário: