quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Lombardos

Os lombardos também autodenominados de Winnili (em latim, langobardi, "os de barba longa") eram um povo germânico, oriundo da Escandinávia, que invadiu o território outrora pertencente ao Império Romano.




Em 568, adentraram a península itálica, chefiados pelo Rei Alboíno, derrotaram a pequena guarnição bizantina de Milão e conquistaram o norte da península até a Toscana, dando nome à região de Lombardia, estabelecendo como capital do novo Reino Lombardo, a cidade de Pavia. Porém, a expansão acabou por alcançar o extremo sul da península abrindo uma saída ao Mar Jônico, na atual região da Basilicata. O Reino Lombardo deixou de ser um organismo autônomo em 774, quando começam as invasões dos Francos, guiados por Carlos Magno.

Os contatos com os Germanos e com o Império Romano

O primeiro contato dos lombardos com os romanos ocorreu no ano 5 d.C., durante a campanha germânica do imperador romano Tibério.


Migração Lombarda.

Os lombardos estavam estabelecidos no baixo e médio Elba, nas proximidades dos povos germânicos ocidentais.

Depois da derrota por obra do exército romano, os lombardos se refugiaram na margem direita do Elba e se recolheram junto aos germanos da região ainda não submetidos aos romanos, sob o comando de Maroboduo, rei dos Marcomanos. Nesta época, os lombardos eram um povo numericamente exíguo, tanto para entrar em mais amplas coligações militares com os vizinhos povos germânicos ocidentais, no meio dos quais o valor militar ainda os permitia de afirmar-se contra os próprios vizinhos, em particular os Semonos.

Poucos anos depois, os lombardos se aliaram com Armínio, rei dos queruscos, victorioso sobre as legiões de Varo na Batalha da Floresta de Teutoburgo, e em 18 d.C. derrotaram o próprio Maroboduo. O aporte lombardo no interior da coalizão germânica daquele tempo era influente a ponto de lhes consentir restaurar no trono dos queruscos o rei Itálico, que havia sido deposto por seu próprio povo em 47 d.C..

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário: