sábado, 22 de março de 2008

Jutos

Os jutos foram um povo germânico que, ao que se pensa, teve origem na Jutlândia, na moderna Dinamarca, e em parte da costa frísia.

Os jutos, com os anglos, os saxões e os frísios, estiveram entre os povos germânicos que atravessaram o mar do Norte para assolar e mais tarde invadir a Inglaterra, do século IV em diante. De acordo com o Venerável Beda, eles acabaram por se fixar em Kent, Hampshire e na ilha de Wight. Existem vários topónimos que comprovam a presença de jutos na área, como Ytene que, segundo Florence de Worcester, era o nome contemporâneo da New Forest.
Embora a sua influência possa ser constatada em Kent até os dias de hoje (e.g., a prática do gavelkind), os jutos em Hampshire e na Ilha de Wight desapareceram, deixando apenas traços de sua ocupação. Os jutos que permaneceram no seu território original tornaram-se a população da moderna Jutlândia.

Jutos e godos da Escandinávia

Alguns acadêmicos identificam os jutos com os godos da Escandinávia (götar em sueco), tribos escandinavas que mantinham relações estreitas com os godos do continente. Segundo estas fontes, os götar suecos e os jutos dinamarqueses poderiam ser, em tese, o mesmo povo. Contudo, dois poemas em inglês antigo (Widsith e Beowulf) distinguem as duas tribos. Em Beowulf, os jutos chamam-se eotenas, o que os faria um povo distinto do götar. Talvez os dois nomes tenham sido confundidos, a exemplo do que ocorreu nas fontes acerca da morte do rei sueco Östen.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário: