terça-feira, 16 de março de 2010

Merogais

Merogais (latim: Merogaisus, francês: Ragaise) foi um rei Franco, que, juntamente com o seu co-regente Ascárico, é o mais antigo governante franco conhecido. Ele era inimigo do Império Romano.

Merogais é mencionado no latini Panegyrici (anônimo VI e VII) e por Eutrópio e Eumenius. A própria existência de Merogais dependem da leitura do manuscrito de Johann Kaspar Zeuß. A sentença que os nomes dos dois reis começa com Asacari ou Assaccari em todos os manuscritos, mas termina com as formas corruptas gaisique Cinere, geasique cumero, craisique cymero e caisique cymero. Zeuss lê essas frases como terminando Neregaisique respectivamente, cum, cum Merogeasique, cum Merocraisique, e cum Merocaisique, cada um significado como "e com Merogais".

Em 306 ele e Ascárico lideram uma invasão dos francos em toda a Gália Renânia do sul, enquanto Constantino, o Grande, estava em campanha contra os pictos na Britannia.

Aparentemente, os dois haviam feito anteriormente um acordo com a Roma, em seu retorno Constantino procurou puni-los como traidores. Os dois reis foram derrotados, capturados e executados "por seus crimes passados", um ato que "preso com medo da lealdade escorregadia de toda a raça", segundo um dos mantenedores anônimos do imperador.

A execução ocorreu em uma das principais cidades da Gália, provavelmente Trier, e os dois Francos e seus seguidores foram dilacerados por animais, no anfiteatro diante de uma grande multidão. Sua derrota foi seguido pela sujeição do Bructeros(outra tribo da confederação franca).

Fonte: Wikipédia
Tradução e Edição: Valter Pitta

Nenhum comentário: