sábado, 22 de março de 2008

Suevos

Os Suevos eram um dos povos Germanos oriundo da região entre os rios Elba e Oder. O historiador romano Tácito chegou a referir-se a todos os Germanos de além-Elba como «Suevos». Mais tarde, e com outras tribos de diferentes etnias, participam na fundação da Suábia no sul da Alemanha.




Os suevos, povos germânicos, conhecidos também por bárbaros, chegam à Península Ibérica em 409, juntamente com outros invasores germânicos – Vândalos, Alanos e mais tarde os Visigodos – afluem ao sul dos Pirenéus e fundam um reino, com capital em Bracara Augusta, o qual, na sua máxima extensão, englobava a totalidade da província da Galécia e a parte norte da Lusitânia, até ao Tejo. O território mais a sul foi ocupado pelos Visigodos. Os Suevos instalaram-se principalmente em torno de cidades como Bracara Augusta (Braga), Portus Cale (Porto), Lucus Augusta (Lugo) e Asturica (Astorga).


Reino Suevo(em verde).

A população urbana da Galécia era já predominantemente católica. A cidade de Braga como capital do reino Suevo e sede episcopal ganha grande importância, a qual ainda hoje é visível no carácter metropolita da sua Sé, primaz entre as dioceses do Noroeste peninsular.

Segundo Dan Stanislawski, o modo de vida dos portugueses da região nortenha foi herdado dos suevos, principalmente por predominarem as pequenas propriedades rurais contráriamente à região sul de Portugal onde predomina o grande latifúndio. Aos suevos também se atribui a introdução do arado quadrado na península.

Cerca do ano de 417, com os povos Alanos, também Germânicos, no local ocupado pelos suevos, estes delocam-se até à margem direita do rio Douro, onde hoje se situa a cidade do Porto. Hermenerico I, o rei Suevo, estendeu os muros do castelo, que fundara no morro da Pena Ventosa (onde actualmente se ergue a Sé), edificando à sua volta casas para as tropas. A este burgo foi dado o nome de Cale Castrum Novum (castelo novo de Cale) adquirindo a denominação de civitas. Ao fundo desse morro existia o Portus Cale (porto de Cale, actual Ribeira), que deu origem ao nome Portucale, nome esse dado ao castelo novo, e que ficaria a designar a cidade a partir dos finais do século IV. O castelo antigo ficava do outro lado do rio Douro, no local de Vila Nova de Gaia, posto de defesa avançado de Cale. Ambos os castelos figuram, há séculos, nas armas da cidade do Porto, tendo ao centro a imagem da Virgem Maria, protectora desde sempre do burgo, razão pela qual também é conhecida pela “cidade da Virgem”.

Fonte: Wikipédia


Leia também!

► Tradições poderosas de povos guerreiros

► Reinos Germânicos do Ocidente Peninsular

Nenhum comentário: