segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Ariovisto

Ariovisto (101 a.C. — cerca de 54 a.C.) foi o chefe do povo germânico dos suevos, como conta Júlio César no De Bello Gallico.


Rendição de Ariovisto ante César.

Em 75 a.C, os germanos chegam aos arredores de Moguntiacum sob o comando de Ariovisto, onde eles atravessam o rio Reno em direção da Gália. Em 61 a.C., ouvindo o apelo dos aliados sequanos, os suevos passam o Reno e infligem uma dura derrota aos eduenos (representantes do "partidários pró-romanos" na Gália independente) sem que Roma venha lhes prestar ajuda. Ariovisto decide então estabelecer seus 120 mil homens em um terço do território de seus aliados sequanos (entre as atuais Alsácia e Franche-Comté), decisão imposta pela força na batalha de Admagetobriga (hoje La-Moigte-de-Broie, perto de Pontarlier).

Tentando controlar sua fronteira setentrional bastante vulnerável, Roma saúda Ariovisto em 59 a.C., dando-lhe o título de "rei e amigo do povo romano".


Império Suevo de Ariovisto.

Segundo Guillon, historiador da Universidade de Provença, em Marselha, no século 1 a.C., o conquistador mais temido na Gália não se chamava Júlio César. Era Ariovisto, o rei dos suevos. “No norte, seu poder chegou a ponto de ser uma ameaça à influência de Roma na região”, afirma Guillon.

Julio César entrou em ação a pedido dos sequanos para neutralizar Ariovisto que assolava a região. Seu objetivo era impedir por meio militar que o líder suevo implantasse, como era o intento dele, uma Gália Germânica na parte setentrional da França atual.

Os suevos foram derrotados perto de Besançon, na Alta Alsácia. Vencido e ferido, Ariovisto consegue se retirar para além do Rio Reno graças a uma artimanha (descrita como de baixo nível pelos romanos) feita em Cernay.

Fontes: Wikipédia / Aventuras na História / Educaterra / Satrapa

Um comentário:

Renan do Amarante disse...

Olá, achei interessante o que Gilon fala sobre Ariovisto, gostaria de saber se há algum artigo em que ele trate sobre isso para poder desenvolver melhor sobre um artigo que estou desenvolvendo. Grato.