domingo, 21 de fevereiro de 2010

Segunda Batalha do Lago Benacus

A Batalha do Lago Benacus foi uma das batalhas decisivas que marcaram o início crise do terceiro século do Império Romano. A batalha foi travada às margens do Lago de Garda na Itália do norte, que foi conhecido pelos romanos como Benacus.

A batalha ocorreu em novembro de 268 entre os cerca de 35.000 homens sob o comando do imperador romano Cláudio II e da tribo germânica dos alamanos, cujo exército invasor pode ter numeradas para cima de 100.000.

Os alamanos, que tinham vindo a fazer incursões no território romano desde o reinado de Marco Aurélio, havia rompido a fronteira romana no Brenner no início do ano, quando as rebeliões internas e uma grande invasão pelos godos forçaram os romanos a desnudar a tropas da fronteira. Naquele outono, quando praticamente todo o exército romano ocidental estava ocupado destruindo os godos na Batalha de Naissus, os alamanos ocuparam grandes áreas do norte da Itália.

Claudius pode muito bem ter tentado negociar a retirada dos alamanos, mas quando isso falhou, ele escolheu enfrentá-los.

Detalhes da batalha são escassos, mas sabe-se que Cláudio conquistou uma vitória esmagadora, mataram ou capturaram mais de metade da força inimiga, e o resto fogiu para trás dos Alpes.

A vitória romana em Lago Benacus, juntamente com o ganho por Cláudio e Aureliano em Naissus, forneceu provas de que o Império Romano poderia ainda resistir com êxito os seus inimigos. O povo do império levou coração destes triunfos, e durante os próximos sete anos, Cláudio e seu brilhante general e sucessor Aureliano recuperou territórios perdidos do império, e esmagaram todas as rebeliões e expulsou os invasores bárbaros.

Fonte: Wikipédia
Tradução e Edição: Valter Pitta

Nenhum comentário: