domingo, 21 de fevereiro de 2010

Batalha de Vercellae

A Batalha de Vercellae, também conhecida como a Batalha do Raudine, ocorreu no ano 101 aC, Entre as tropas da República Romana, chefiada pelo cônsul Gaius Marius e uma grande força da tribo germânica dos Cimbros, perto do assentamento de Vercellae na Gália.




Os Cimbros foram praticamente exterminados, com mais de 140.000 mortos e capturados 60.000, incluindo muitas mulheres e crianças.

Conseqüências

A vitória de Vercellae, junto com a destruição dos povos teutônicos na batalha de Aquae Sextiae, acabou com os planos dos invasores bárbaros de Roma. Politicamente, essa batalha teve um impacto significativo em Roma. Ele enfatizou a rivalidade entre Mário e Silas, o que levou à Guerra Civil da República romana. Os cônsules Marius e Catullus comemoram o triunfo, tanto quanto a vitória sobre os Teutões, da qual o rei Teutônico Teutobog foi execultado. O povo deu todo o crédito pela vitória a Mario, criando uma rivalidade futura entre os dois.

Como recompensa por seu serviço corajoso, Mario concedeu a cidadania romana aos soldados aliados da Itália procedendo, sem consultar o Senado, em primeiro lugar. Quando alguns senadores questionaram esta ação, ele respondeu que no calor da batalha foi incapaz de distinguir entre a voz de um romano e um aliado italiano. Posteriormente, todas as legiões italianas serião consideradas legiões romanas. Foi também a primeira vez que um general vitorioso desafiou o Senado.
E Caio Júlio César, quando ele foi condenado pelo Senado pôr de lado o comando do exército e retornar a Roma para enfrentar acusações de má conduta. Em vez disso, César cruzou o Rubicão (49 aC) com uma de suas legiões, provocando uma guerra civil entre ele e Pompeu, cujo resultado foi o final da República romana.

Fonte: Wikipédia
Tradução e Edição: Valter Pitta

Nenhum comentário: