domingo, 8 de novembro de 2009

Sociedade Germânica



















A sociedade dos germanos estava organizada baseada em critérios totalmente diversos àqueles relativos à sociedade romana, fundada no reconhecimento de uma autoridade pública, o Estado, fonte do direito, e caracterizada pela presença de um aparato burocrático e de um sistema fiscal. E, sobretudo, os povos germânicos não eram sedentários, para eles o nomadismo estava relacionado à busca de melhores recursos e, especialmente, eram povos guerreiros, em busca de comunidades e vilarejos para serem saqueados.

A organização da sociedade germânica era simples ou ‘primitiva’, e estava fundamentada principalmente sobre normas consuetudinárias (fundada nos costumes, na prática ou no uso), o que reflete a ausência de um poder definido ao qual os membros da comunidade devem responder, com uma mescla contínua entre a esfera pública e a privada.

As relações pessoais e de parentesco tinham um papel decisivo nesta sociedade, pois determinavam a coexistência de diversos momentos de agregação da sociedade. Por exemplo, a Sippe, uma espécie de clã, que representa uma unidade de parentesco, agregado de famílias ligadas entre si por vínculos de sangue que cuidava da defesa e do sustento da comunidade, coexistia com outro tipo de laço, o comitatus, um séquito de homens armados que cercava um guerreiro mais valoroso; este oferecia parte do butim das incursões em troca da fidelidade e do auxílio nas batalhas.

Este vínculo de fidelidade era mais forte em tempo de guerra, mas mesmo nos períodos de paz devia permanecer estável. Além do mais estes grupos eram organizados principalmente de forma ‘horizontal’, isto é, entre pares, e não subordinados por relações de tipo hierárquico.

A Sippe (proto-germânico sibbja; alto alemão antigo: sippia; nórdico antigo sifjar) constitui a primeira instituição sobre a qual a sociedade germânica antiga estava organizada. O historiador romano Tácito, em sua obra De Origine et Situ Germanorum (98 d.C.) conta que ela será gradualmente substituída pelo Comitatus germânico. O significado de Sippe é família, mas deve ser entendida como um clã, isto é, como um núcleo social de indivíduos que se reconhecem pela descendência de um ancestral comum. A Sippe provém de uma época em que a sociedade germânica ainda não estava dividida em camadas sociais. O pertencimento a uma mesma família tecia fortes vínculos entre os membros da Sippe, que deviam pensar no interesse coletivo mais do que em seus interesses pessoais. Isto conduzia a um tipo de justiça chamado faida, quando um parente era assassinado, havia a obrigação jurídica de matar o assassino, vingando-o, pois, com o derramamento de sangue. Este mecanismo começa a ser abandonado com a afirmação do Comitatus, cujos membros não estavam ligados por laços de sangue e sim pela livre escolha de seguir um chefe de armas. A faida, vendetta, também será substituída pelo wirgild ou wergheld, que implica o pagamento de uma soma mais ou menos elevada segundo o grau social do indivíduo ao qual se fez algum dano ou foi assassinado.

.:: Animula vagula blandula

Um comentário:

Jadiel Goulart disse...

muito obrigad pelo blog estava presisando para fazer um trabalho e aqui tem todo conteudo ! parabens