segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Sicambros

Os Sicambros ou Sicambri eram um povo germânico que viveram na virada do primeiro milênio no que é agora chamado a Holanda. Eles se tornaram francos por volta do século 4, aliano-se aos sálicos da baixa Francônia.




História

Aparecem pela primeira vez na história em torno de 55 aC, durante o tempo de conquistas da Gália por Júlio César e sua expansão do Império Romano. César escreveu em seu De Bello Gallico que, na confluência dos rios Reno e do rio Meuse uma batalha teve lugar na terra dos Menapii com Tencteri e Usipetes. Quando estes dois povos foram derrotados por ele e sua cavalaria, escaparam encontraram asilo ao norte do rio com os Sicambros. César, então, construiu uma ponte sobre o rio para punir os Sicambros.

Cláudio Ptolomeu localizou os Sicambros, juntamente com os Bructeri, na parte mais ao norte do Reno e ao sul do frísios que habitam o litoral norte do rio. Estrabão localizou os Sicambri ao lado dos Menapis", que habitam em ambos os lados da Renânia do rio perto de sua foz, em pântanos e florestas. É frente a estas Menapis que o Sicambri estão situados ". Portanto, o Sicambri deve ter vivido no baixo Reno, no que é agora chamado a Holanda.

Quando César derrotou o Eburões ele convidou todos os povos que estavam interessados em destruir o restante. O Sicambri responderam ao convite de César. Eles levaram uma grande quantidade de gado, escravos e pilhagem. Após a invasão aos Eburões moveram-se sobre contra os romanos. Eles destruíram algumas das unidades Caesars, em vingança de sua campanha contra eles e quando os restos da legião retirou-se para a cidade Atuatuca o Sicambri voltou através do Reno.

Em 16 aC seu líder Melo, irmão de Baetorix, organizou um ataque e derrotou um exército romano sob o comando de Marcus Lollius, o que provocou uma reação por parte do Império Romano e ajudou a iniciar a série de guerras germânicas. Posteriormente, o Sicambri sob Deudorix, filho de Baetorix, aderiram à rebelião de Arminius com quem terminou o 3 legiões romanas de Varo Publius Quintílio.

Em 11 aC, uma parte desta tribo foi forçado por Nero Cláudio Druso para passar para o lado sul do baixo Reno, onde, evidentemente, formavam um componente do Francos. A parte principal do Sicambri "migraram para o país profundo antecipando os romanos" de acordo com Estrabão.

Marciais, em seu Liber de Spectaculis, uma série de epigramas escrita para celebrar os jogos no Coliseu ou sob Tito Domiciano, notou a presença de numerosos povos, incluindo o Sicambri: "Com bloqueios torcida em um nó, vieram a Sicambrianos .. ".

Língua

Muitos nomes de líderes Sicambros tem no final o típico sufixos Celticisms like-rix (rei, cf. Rex latim), provavelmente indicando contatos mais intensos com os países vizinhos, como os belgas Menapis, e com outras diferentes tribos germânicas. Nos tempos dos francos, esses Celticisms são atestados como a principal diferença de que a distinção franco e Old holandês de outras línguas germânicas como o alto-alemão.

Fonte: Wikipédia
Tradução e Edição: Valter Pitta

Um comentário:

Fábio disse...

Olá tudo legal? Gostaria de convidar conhecer meu trabalho no blog Ecos no endereço www.ecosdotelecoteco.blogspot.com . Forte abraço aí e sucesso com o blog. T +