domingo, 8 de novembro de 2009

Búrios

Os Búrios eram um antigo povo germânico, mencionado pela primeira vez por Tácito na sua Germania, onde aparecem como próximos dos Marcomanos e Quados da Boémia e da Morávia.




É-nos dito que a sua língua e costumes eram semelhantes aos dos Suevos.

Nota Tácito, entre outras características dos Búrios, a sua independência, o seu espírito guerreiro e o gosto de cavalgar no "burricus", não tão elegante como o cavalo romano, mas muito mais adaptado à rudeza das montanhas. Desse "burricus" nos ficou até hoje o nosso garrano e, com certeza, a paixão de cavalgar da nossa gente, por montes e vales, feiras e romarias.

Um pequeno contigente dos Búrios acompanhou os Suevos na sua invasão da Península Ibérica e estabelecimento na Gallaecia (norte de Portugal e Galiza) no século V. Ter-se-ão estabelecido na região entre os rios Cávado e Homem, na zona conhecida como Terras de Bouro (Terras dos Búrios).


Reino suevo entre os séculos V a VI.

Eles ocuparam todo o Vale do Homem, esta terra era deles, aqui ninguém mais podia entrar, eles eram guerreiros muito ferozes e ai nas portelas dos montes defendiam a sua terra, a terra era deles, ninguém mais entrava.
Para eles era muito importante defender a própria terra, e eles tinham o hábito de defender em fortalezas, em muralhas, em trincheiras, a sua terra.

Fontes: Wikipédia / Rádio e Televisão Portugal e mestrado-museologia.net

Nenhum comentário: