sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Childerico I

Childerico I (◊ c. 436 † c. 482), foi rei federado, possuidor das honras de um general romano, chefe civil e militar da província romana da Gallia Belgica II, foi rei merovíngio dos francos salianos de 457 até sua morte.




Reinado

Sucedeu seu pai Meroveu como rei, tradicionalmente em 457 ou 458. Com seus guerreiros francos, ele se estabeleceu na sua capital Tournai, nas terras que havia recebido como um dos foederatus do Império Romano e por algum tempo manteve a paz com seus aliados.

Por volta de 463 em Orleães, junto com o general romano Egídio, que estava baseado em Soissons, ele derrotou os visigodos, que esperavam estender seus domínios ao longo das margens do rio Loire. Após a morte de Egídio, ele primeiro ajudou o conde Paulo de Angers, junto com um bando misto de galo-romanos e francos a derrotar e saquear os godos. Odoacro alcançou Angers mas Childerico chegou no dia seguinte, iniciando-se a batalha. O conde paulo foi morto e Chiderico tomou a cidade. Childerico, após abandonar Angers, seguiu um bando guerreiro saxão às ilhas da desembocadura do Loire no Atlântico, massacrando-as. Numa mudança de alianças, ele também uniu forças a Odoacro, de acordo com Gregório de Tours, para parar um bando de alamanos que tencionavam invadir a Itália.

Morreu em 481 ou 482 e foi sepultado em Tournai, deixando seu filho Clóvis, mais tarde rei de todos os francos.

Sua tumba

A tumba de Chiderico foi descoberta em 1653 por um pedreiro que fazia reparos na igreja de Saint-Brice em Tournai onde numerosos objetos preciosos foram encontrados, incluindo uma espada esplendidamente ornamentada, um bracelete, jóias de ouro com granadas encrustadas, moedas de ouro, uma cabeça de touro de ouro e um anel com a inscrição CHILDERICI REGIS ("de Childerico o rei"), o que identificou a tumba. Cerca de 300 abelhas douradas também foram encontradas. O arquiduque Leopoldo Guilherme, governador espanhol dos Países Baixos, publicou a descoberta em latim, e os tesouros foram enviados aos Habsburgos em Viena, que os deu como presente a Luís XIV, que não se impressionou com o mesmo e o armazenou na biblioteca real, que se tornou a Biblioteca Nacional da França durante a Revolução Francesa. Napoleão ficou impressionado com as abelhas de Childerico quando ele estava procurando por um símbolo heráldico para substituir a flor-de-lis dos Bourbons. Ele estabeleceu as abelhas de Childerico como símbolos do Primeiro Império Francês.




Na noite de 5 para 6 de novembro de 1831, o tesouro de Childerico estava entre os 80 kg de tesouro roubados da biblioteca e fundidos em barras de ouro. Poucas peças foram resgatadas de onde haviam sido escondidas no Sena, incluíndo duas abelhas. O registro do tesouro, no entanto, agora existe apenas em refinadas pinturas feitas na época de seu descobrimento, e em algumas reproduções feitas pelos Habsburgos.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário: